Novo tema de redação disponível. Agora, vamos debater as barreiras para a formação e a valorização dos profissionais da educação no Brasil. Leia os textos motivadores ou, se preferir, baixe o tema de redação logo abaixo.
Proposta de redação: ''Barreiras para a formação e a valorização dos profissionais da educação no Brasil''.
Textos motivadores:
TEXTO I
Valorização docente: um desafio no Brasil
Historicamente, a valorização dos profissionais da educação foi objeto de diversos diplomas normativos. A Constituição, em seu artigo 206, determina como um dos princípios da Ordem Social, no âmbito educacional, a “valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas”.
De forma a regulamentar tal dispositivo, o artigo 67, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) postula que:
Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I – ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;
II – aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
III – piso salarial profissional;
IV – progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;
V – período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;
VI – condições adequadas de trabalho.
Disponível em: https://jornal.usp.br. Acesso em: 3 jul. 2024 (fragmento).
TEXTO II
No Brasil, 29% dos professores complementam a renda
Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 3 jul. 2024 (adaptado).
TEXTO III
Inúmeros estudos mostram que, no ambiente escolar, o professor é o fator determinante para garantir o desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, o Brasil está diante de um mega desafio: revolucionar o sistema de formação inicial de professores para a educação básica.
Ousamos dizer que o Brasil, quando se trata de formação de professores, está “no fundo do poço”. A formação tradicional, que se pratica, há décadas, nas Instituições de Ensino Superior (IES), continua centrada na transmissão de conhecimentos teóricos, que, obviamente, são imprescindíveis, mas que, ao serem isolados das práticas docentes, não são suficientes para preparar os professores para os desafios no dia a dia nas salas de aula. [...]
A estratégia de enfrentamento do desafio de construção de um novo modelo de formação inicial de professores para o Brasil deve ter a participação das representações das IES públicas e privadas, das secretarias estaduais e municipais de Educação, dos professores e da sociedade civil organizada.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 6 jul. 2024 (fragmento).
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