Confira uma redação 980 no Enem 2019


A redação a seguir é do aluno Yure Costa (@yurecosta7) A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê como garantia de todo cidadão brasileiro o direito à cultura e ao lazer. No entanto, quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, verifica-se que a Carta Magma é constatada na teoria e não prática, seja pela ineficácia do Estado, seja pelas condições econômicas desfavoráveis de muito indivíduos.

Mormente, convém ressaltar a inobservância governamental. Conforme Thomes Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar de todo cidadão. Todavia, tal teoria não se concretiza no Brasil, uma vez que o Governo não proporciona investimentos em grandes partes do país, assim negligencia o direito de muitos indivíduos, como exemplo: as regiões Norte de Nordeste, as periferias, as cidades pequenas e a população rural. Dessa forma, medidas fazem-se urgentes para o acesso das demais regiões aos cinemas.

Outrossim, vale lembrar as condições financeiras que muitos brasileiros se encontram como promotor do problema. Conforme Karl Marx, o indivíduo pode fazer suas escolhas, mas elas sempre serão influenciadas por sua conjuntura econômica. Nesse sentido, os cidadãos que não possuem renda suficiente são segregados do acesso aos cinemas já que, apenas 17% da população brasileira frequenta o cinema. Logo, o imbróglio acaba sendo as condições financeiras de muitos indivíduos que, majoritariamente, os ceifam do acesso ao cinema.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Dessa maneira, cabe ao Poder Legislativo, tabular um lei que construa polos de cinemas nas regiões negligenciadas, por meio de subsídios do Governo Federal, objetivando a acessibilidade de todos os brasileiros – essa lei deve ser sancionada logo – a fim de abrangir todos os indivíduos que ainda não tiveram acesso ao cinema. Além disso, o Governo Federal deve fornecer auxílio para as pessoas que não têm condições de ir para as cidades adjacentes, esses auxílios deverá ser por meio de bolsas. Destarte, feito isso, a democratização do acesso ao cinema no Brasil logrará êxito e a Constituição Federal será cumprida em sua totalidade.''


DISTRIBUIÇÃO DAS NOTAS POR COMPETÊNCIAS Competência 1 - 180 Competência 2 - 200 Competência 3 - 200 Competência 4 - 200 Competência 5 - 200 Total: 980.

0 visualização

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Propostas de Redação © 2015 - 2020
Todos os direitos reservados. Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brasil.