top of page

Confira uma redação 980 no Enem 2019


A redação a seguir é da aluna Sheilyanne Nunes (@sheilyannenunes) Sob os preceitos dos filósofos contratualistas, o Estado foi criado por meio de um ‘’Pacto Social’’ para que os direitos dos indivíduos fossem assegurados. No entanto, a prática deturpa a teoria, uma vez que há a existência de constantes entraves na democratização do acesso ao cinema na sociedade brasílica, seja por falha da máquina estatal, seja pela ascensão da usabilidade de plataformas de filmes na internet.

A priori, a inoperância do Estado em garantir a real acessibilidade ao cinema é causa preponderante da problemática em questão. Nesse ínterim, o filósofo italiano São Tomás de Aquino afirma que em uma sociedade democrática de direito todos possuem o mesmo grau de importância. Todavia, essa visão não é efetivada na realidade brasileira, pois as áreas mais humildes e os as áreas mais afastadas das grandes cidades não possuem meios ou garantias de contato com a indústria cinematográfica por meio das grandes telas, fato esse que rompe com o ‘‘Pacto Social’’.

Outrossim, o crescente aumento na utilização de plataformas da internet para obter acesso aos mais diversos filmes e documentários agrava de forma assídua a ausência na frequência da população no cinema. Diante dessa perspectiva, o sociólogo Marshall McLuhan, em seu conceito de ‘‘Aldeia Global’’, discorre sobre o mundo interconectado, onde há o pleno acesso à internet e aos serviços nela ofertados. Nesse contexto, o avanço de serviços como a Netflix contribui para a efetivação da ‘‘Aldeia Global’’ ao mesmo tempo que favorece, indiretamente, o encarecimento do acesso ao cinema, o que dificulta de forma intensa a participação popular na sétima arte.

Logo, o Estado deve incentivar a construção de cinemas em áreas mais humildes e em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos – posto que nesses locais há a maior necessidade de participação popular na sétima arte – e, posteriormente, fomentar o barateamento do acesso aos filmes e documentários, por meio de estímulos fiscais direcionados para as grandes redes de cinema no Brasil, com o fito de tornar a sétima arte mais acessível ao povo brasileiro. Assim, poder-se-á efetivar com imensa plenitude o ‘‘Pacto Social’’ contratualista bem como a visão democrática de São Tomás de Aquino. DISTRIBUIÇÃO DAS NOTAS POR COMPETÊNCIAS Competência 1 - 180 Competência 2 - 200 Competência 3 - 200 Competência 4 - 200 Competência 5 - 200 Total: 980.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page