top of page

Desvendando os segredos da Introdução perfeita no Enem



Olá, futuros mestres da redação do Enem! Se você está aqui, é porque entende a importância crucial de começar sua redação com o pé direito. A introdução é como o cartão de visitas do seu texto, e conquistar a atenção do avaliador desde o início pode ser a chave para o sucesso.


Então, vamos desvendar os segredos de como criar uma introdução que impressiona!


Conheça o tema

Antes de começar a redigir sua redação, é fundamental compreender completamente o tema proposto. Faça uma leitura atenta dos textos motivadores e identifique as palavras-chave da frase temática. Isso não apenas ajuda a evitar desvios do assunto, mas também contribui para uma introdução mais focada e precisa.


Contextualize o leitor Leve seu leitor para dentro do universo do seu tema. Apresente uma situação hipotética, cite um filme, apresente um dado surpreendente ou uma breve história relacionada ao assunto. Contextualizar o leitor desde o início cria um interesse imediato em o seu texto.

Apresente uma tese clara

Sua introdução deve estabelecer claramente a tese que será desenvolvida ao longo do texto. Evite ambiguidades e certifique-se de que a sua posição em relação ao tema seja evidente desde o início. Para aprondundar um pouco mais sobre como elaborar um boa tese e os tipos de tese, indicamos o nosso material ''Guia rápido para fazer uma redação modelo Enem (5ª edição)''.


Seja conciso e direto

Lembre-se de que a introdução não é o lugar para divagações. Seja conciso, direto ao ponto e evite informações desnecessárias. Mostre ao avaliador que você domina a arte de expressar suas ideias de maneira clara e objetiva.


A nossa intenção neste texto foi citar brevemente aspectos extremamente relevantes que você deve, sempre, se atentar em sua introdução. Para estudar com mais atenção esta parte importante da redação, indicamos nosso eBook ''Guia rápido para fazer uma redação modelo Enem (5ª edição)''.


Vamos finalizar o texto com um exemplo? O exemplo de introdução abaixo, cujo tema é ''O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'', foi retirado do nosso eBook sugerido acima.


A Constituição Federal de 1988 assegura o amplo acesso à saúde, especialmente a prevenção de doenças físicas e mentais. Entretanto, na realidade brasileira atual, os transtornos psicológicos são muito estigmatizados, o que pode comprometer o combate de diversas doenças, como a depressão. Dessa maneira, seja pelo desconhecimento desse tema, seja pela exigência de desempenho feitas aos indivíduos, cabe ao Ministério da Saúde adotar iniciativas que mitiguem esse grave impasse.

69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page