top of page

O papel da música como ferramenta de transformação social no Brasil

Atualizado: 21 de set. de 2023



Projetos sociais são muito importantes para mudar a realidade de jovens brasileiros, especialmente os que vivem em ambientes que os expõem em situações de vulnerabilidade. Dessa forma, a música tem sido uma ferramenta primordial para a transformação social.


A seguir, apresentados o tema de redação ''O papel da música como ferramenta de transformação social no Brasil''. Veja os textos motivadores abaixo ou baixa o pdf desta proposta de redação.



TEXTO I

A música é uma expressão cultural universal que une as pessoas. Não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais em sua cultura. Qualquer um pode fazer música, desde o simples batuque em uma mesa até o arranjo de uma grande orquestra. Com base nisso, entidades do terceiro setor buscam na música uma forma de promover a inclusão social e o desenvolvimento físico e intelectual de pessoas de todas as idades, podendo levar o jovem em situação de vulnerabilidade social para longe da criminalidade ou funcionar como terapia para uma pessoa com deficiência intelectual.

7 projetos que usam a música como ferramenta de transformação. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br. Acesso em: 3 fev. 2022 (fragmento).


TEXTO II

Imagem: Anderson Valentim.















TEXTO III

A música tem papel importante na inclusão social entre as pessoas. Não é de hoje que essa arte atua na transformação da vida de milhares de jovens no Brasil. Com as oportunidades desiguais que encontramos em nossas periferias, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída de uma triste realidade que habita nosso país.

SAIBA a importância da música na inclusão social. Disponível em: https://www.sabra.org.br. Acesso em: 3 fev. 2022 (fragmento).


TEXTO IV

O Grupo Cultural AfroReggae nasceu no dia 21 de janeiro de 1993. Tudo começou em uma festa chamada Rasta Reggae Dance, que foi criada originalmente para ser uma festa de funk, mas após os arrastões nas praias da zona sul e a proibição do funk, o ritmo foi substituído pelo reggae. Foi depois dessa festa que José Junior decidiu criar o Jornal AfroReggae, com o objetivo de difundir a cultura negra na cidade do Rio de Janeiro. Após a chacina de Vigário Geral*, José Junior resolveu ir além, criando um projeto social com oficinas de música, dança e reciclagem na favela marcada pela violência e pelas vulnerabilidades sociais. [...]

O AfroReggae surgiu com a missão de afastar jovens da influência do tráfico através da arte e da cultura. Foi o projeto social que tirou Vigário Geral das páginas policiais e levou para as páginas de cultura, conquistando a simpatia de vários artistas.

*Massacre ocorrido no bairro Vigário Geral, que resultou na morte de 21 moradores, em 29 de agosto de 1993.

REIS, T. AfroReggae completa 28 anos. Disponível em: https://vejario.abril.com.br. Acesso em: 3 fev. 2022 (adaptado).



PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘O papel da música como ferramenta de transformação social no Brasil’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Para baixar o PDF, clique aqui.


85 visualizações

Komentarze


bottom of page