Tema novo quinzenalmente
até o Enem 2020
COMEÇA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 01
Universalização do saneamento básico no Brasil
O primeiro tema trabalhado neste ano é muito pertinente no cotidiano brasileiro. Você sabia 16% da população brasileira estava sem água tratada em 2017. Já quando se falava da coleta de esgoto o percentual era ainda mais alarmante: 47,6% da população não tinha esse serviço em seu lar. Os dados são do Instituto Trata Brasil e mostra uma realidade nada animadora.
TEMA 02
Perspectivas do trabalho na era digital
Nos últimos anos o trabalho passou por novas perspectivas devido a ascensão da tecnologia, além da exigência de desempenho feita aos indivíduos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2021 a tecnologia vai tirar 7 milhões de empregos, o que pode agravar a desigualdade social em todo o planeta.
TEMA 03
Desafios para o reconhecimento da importância da memória e da identidade nacional
Apesar do reconhecimento da memória e da identidade brasileira ser importante, ele não é observado no contexto nacional. Você conhece algum monumento histórico que já depredado ou, então, costuma valorizar os museus? Pois é, o terceiro tema debate os desafios que levam os brasileiros a deixar os aspectos culturais e históricos em segundo plano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 04
Barreiras para a educação nas escolas rurais brasileiras
O ensino público no Brasil enfrenta muitos percalços. Esta triste realidade não é diferente em escolas longe dos grandes centros urbanos - se não for pior. A educação nas escolas rurais tem diversas barreiras que impedem a garantia do acesso ao conhecimento a muitas crianças e jovens no país.
TEMA 05
Novas alternativas de combate à fome no Brasil
Infelizmente, a fome é uma das mazelas sociais brasileiras de difícil combate. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estão desnutridas no país cerca de 5 milhões de pessoas. A insegurança alimentar é um tema pertinente, porém pouco debatido atualmente.
TEMA 06
O avanço da sífilis na sociedade brasileira
A infecção por sífilis vem aumentando no Brasil. Somente em 2018, 158 mil casos de sífilis adquirida foram notificados no país. Dados preliminares de 2019 indicaram que a redução dessa Infecção Sexualmente Transmissível (IST) está longe de ser uma realidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 08
Incentivo ao turismo no Brasil
O turismo foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil em 2017, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro naquele ano. O valor absoluto foi 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
TEMA 09
A ascensão depressão na sociedade brasileira
O nono tema debate um assunto muito comum na sociedade brasileira atualmente: a depressão. Apesar de ser uma doença psiquiátrica grave, a depressão ainda é muito estigmatizada no Brasil e no mundo, seja pelo preconceito, seja pela minimização de suas consequências na vida do doente. Segundo dados da Pfizer, empresa farmacêutica, 30% dos homens dizem acreditar que a depressão está relacionada à falta de fé, enquanto apenas 17% das mulheres pensam da mesma forma. Diante desses dados, torna-se evidente a importância da discussão da ascensão da depressão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 12
Desigualdade na distribuição de médicos no Brasil
A distribuição de médicos no Brasil não ocorre de maneira igualitária entre as regiões. Historicamente, as cidades grandes concentram o maior número de médicos por habitantes. Dessa forma, ambientes longes dos centros urbanos sofrem com a falta de atendimento médico, que é um direito previsto pela Constituição Federal do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 14
Consequências do tabagismo na sociedade brasileira
Há anos o Brasil enfrenta um forte controle publicitário do tabaco. Apesar dessa importante restrição, o país ainda sofre com graves problemas causados pelo uso do cigarro. Segundo o Instituto Lado a Lado Pela Vida, 200 mil pessoas morrem todos os anos vítimas do fumo no contexto nacional. Certamente, o debate das consequências do tabagismo é muito importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 16
Maus-tratos contra animais no Brasil
Um dos crimes mais bárbaros são os maus-tratos contra os animais. A fim de mudar essa triste realidade, o Senado, em setembro de 2020, aprovou o aumento da pena de até cinco anos. Assim, a ampliação do debate dessa forma de violência se torna necessária no cotidiano do povo brasileiro.
TEMA 17
O envelhecimento da população brasileira: desafios e soluções
O envelhecimento da população brasileira está ocorrendo e com ele observaremos uma nova dinâmica social no país. Nessa conjuntura, tanto o Estado quanto a sociedade devem discutir alternativas que assegurem o bem-estar social dessa parcela.
TEMA 18
Os impactos da automedicação na saúde pública brasileira
O uso de medicamentos sem a supervisão de um profissional da saúde pode representar um sério risco à vida. Desse maneira, a automedicação pode favorecer combinações inadequadas de substâncias químicas, levando o indivíduo a uma intoxicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 19
A necessidade do engajamento social no enfrentamento da corrupção no Brasil
A corrupção é um dos desafios mais antigos enfrentados pelo Brasil. Esse grave problema além de impactar toda a sociedade, não é provocado apenas por um governo ou por um grupo. Pessoas comuns podem ser corruptas no dia a dia com pequenos atos, como achar uma carteira e não a devolver para o dono. Dessa forma, o engajamento social no enfrentamento desse impasse torna-se algo necessário.
TEMA 20
Os desafios do mundo contemporâneo para impedir a ascensão do sedentarismo
Quase metade da população adulta do Brasil não pratica sequer o mínimo de atividade física recomendada, o que significa que essas pessoas correm risco elevado de desenvolver doenças cardiovasculares. O sedentarismo é uma questão grave que precisa ser debatida urgentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TEMA 23
Perspectivas e desafios para a ciência no Brasil
A ciência é uma área estratégica para o crescimento de um país. Nesse sentido, quando uma nação falha nesse processo, a sua perspectiva de futuro e a sua independência tecnológica estão em risco. No Brasil, além de não ter a atenção devida, a ciência ainda enfrenta outros problemas, como o machismo e o negacionismo de parte do tecido social.